Notícias

Impacto da Guerra no Setor de Energia.

Impacto da Guerra no Setor de Energia.

O aumento dos preços da energia de origem fóssil no mundo impacta inclusive a energia elétrica no Brasil. Parte da matriz elétrica no país é de origem fóssil que manterá a tarifa em patamares alto, ou retardará a sua redução.

A energia mais cara impulsionará ainda mais a inflação global e o preço das commodities.O forte aumento dos preços das commodities, como da energia, vai colocar uma pressão ascendente sobre a inflação. Ao mesmo tempo, esse aumento e a incerteza na economia estarão exercendo alguma pressão para baixo sobre a atividade econômica, disse Claudio Borio, diretor do Departamento Econômico e Monetário.

O setor solar depende de insumo para a fabricação dos módulos solares e estrutura metálica que terão o preço reajustado. O valor dos equipamentos em dólar tende a subir o valor cambial frente ao real também

Cabe ressaltar que sanções tão abrangentes nunca foram aplicadas a um país tão interconectado na economia mundial como a Rússia. A extensão do impacto disso dependerá das circunstâncias específicas de cada país.

“Isso é o que os economistas tendem a chamar de choque negativo da oferta, que é o tipo de choque com o qual os bancos centrais não gostam de ter que lidar”, afirmou Borio. “Quanto à forma como os bancos centrais estarão respondendo bem, claramente isso dependerá das circunstâncias específicas de cada país e de seu mandato e eles terão que pesar essas considerações conflitantes.”

O fato é que a situação mudou claramente a forma como a economia evoluirá no futuro. Os mercados financeiros estão com foco no futuro. Não se sabe exatamente o que os preços da energia e dos mercados financeiros estão refletindo. “A forma como os mercados financeiros estarão evoluindo a partir daqui dependerá do tipo de notícia que veremos. As sanções serão mais rigorosas? Mais do que o que têm sido até agora? A situação global vai se deteriorar ainda mais do que eles estão esperando?”, observou.

Fonte: valor investe

Fale conosco

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com este uso.